OLHO HUMANO: CARACTERÍSTICAS, DOENÇAS & ILUSÕES DE ÓTICA
CARACTERÍSTICAS, DOENÇAS & ILUSÕES DE ÓTICA
1. OLHO HUMANO
O olho humano é um sistema óptico complexo, formado por vários meios transparentes além de um sistema fisiológico com inúmeros componentes. O conjunto que compõe a visão humana é chamado globo ocular.
A luz incide na córnea e converge até a retina, formando as imagens. Para esta formação de imagem acontecem vários fenômenos fisiológicos, no entanto, para o estudo da óptica podemos considerar o olho como uma lente convergente, com distância focal variável. Sendo representado:
Tal representação é chamada olho reduzido, e traz a representação das distâncias entre a córnea e a lente e entre a lente e a retina, sendo a última a distância da imagem produzida em relação à lente (p').
Sendo assim, nosso olho possui uma lente, o cristalino, que faz convergir os raios de luz de forma a que a imagem se forme na retina. Esta imagem é real, invertida e menor que o objeto. O cristalino tem a capacidade de mudar de forma, para que vejas os objetos sempre focados, quer estes estejam próximos ou afastados de ti. A esta capacidade do cristalino se adaptar chamamos de poder de acomodação.
1.1. O FUNCIONAMENTO DO OLHO HUMANO A figura apresentada mostra como os raios de luz provenientes dos objetos que nos rodeiam e que entram no nosso olho, passando pela córnea, pela pupila e depois atravessando o cristalino, para se formar sobre a retina.
A imagem formada é uma imagem invertida, pois os raios de luz cruzam-se dentro do nosso olho, e o cérebro é que interpreta e descodifica estes sinais que lhe chegam através do nervo óptico, de forma a que possamos ver corretamente.
1.1.1. A CONSTITUIÇÃO DO OLHO HUMANO
O globo ocular recebe este nome por ter a forma de um globo, que por sua vez fica “embalado” dentro de uma cavidade óssea e protegido pelas pálpebras. Possui no seu exterior seis músculos que são responsáveis pelos movimentos oculares e também três camadas