O efeito da inovação para as organizações
A inovação é imprescindível para que as empresas possam se desenvolver, obter maiores vantagens perante seus concorrentes e auferir maiores lucros. Para tal, devem inicialmente, ter percepção e predisposição para melhorar continuamente as suas atividades para que, posteriormente, possam empregar esforços para a transformação destas oportunidades em realidade. É nessa hora que a inovação exige decisões precisas, liderança eficaz e visão de futuro, além de uma equipe empreendedora.
O desafio da inovação requer também um pensamento competitivo diferente e uma forma sistemática de busca de oportunidades pela empresa. A lógica é outra e a empresa precisa levar em consideração a sua capacidade de olhar a cadeia produtiva, além de lidar com o presente e com o futuro.
A inovação pode estar no desenho, no produto, nas técnicas de marketing ou no serviço prestado ao cliente. Acontece nas ruas, nos centros comerciais, nas revistas, nos outdoors.
Inova-se para se diferenciar no mercado e para gerar riqueza contínua. As companhias têm feito de tudo para aumentar seu lucro em meio a cenários tão competitivos: reengenharia, downsizing, corte de pessoal, melhora na eficiência, controle de qualidade.
Mais que um modismo de gestão, a inovação tem de ser encarada com a mesma importância que a qualidade dos produtos ou o atendimento aos clientes. Ela é crucial independentemente da fase em que se encontra a sua organização, seja seu objetivo crescer, perpetuar-se, ou mesmo, em tempos de altíssima competição, sobreviver. Isso não significa, é claro, que a tradição precisa ser abandonada. O bom convívio entre o novo e o tradicional é o que leva as companhias ao