O Educador sexual
Introdução....................................................03
O Educador Sexual......................................04
Orientação ou Educação Sexual...................04
Educação Sexual e Família.........................05
Alunos e Sexualidade...................................05
Conclusão...................................................06
Referências..................................................07
Introdução
Como abordar o tema educação sexual nas escolas?
A partir de qual idade o docente pode comentar de sexualidade na escola?
E os pais são também responsáveis para explicar também este assunto?
Pois bem estas e muitas outras perguntas são feitas pelos docentes, e este trabalho tem como objetivo abordar um tema bastante reprimido nas escolas, no entanto, é através destas perguntas que irei mostrar dúvidas que surgem sempre quando se fala em educação sexual, e como o educador sexual poderá abordar este assunto.
Depois de várias leituras de texto, filmes assistidos em sala de aula e explicações da professora Lindyr sobre a disciplina tive a oportunidade de conhecer melhor o assunto e então escrever este texto.
O Educador Sexual
Sabemos que é difícil encontrarmos material de fácil acesso para a reflexão crítica dos profissionais que atuam na área de orientação sexual, por isso pouco se questiona a necessidade de uma pessoa se sentir a vontade para falar sobre o assunto. O professor que irá abordar este tema deve estar livre de preconceitos, tratando o assunto com naturalidade.
O educador deve reconhecer como lícito, por parte dos alunos, a busca do prazer e as curiosidades acerca da sexualidade, pois a mesma faz parte do seu desenvolvimento.
O Educador Sexual também contribui para a prevenção de problemas graves como o abuso sexual e a gravidez indesejada. As informações corretas aliadas ao trabalho de autoconhecimento e de reflexão sobre a própria sexualidade