o Down e o transito
Maria Cleide de Barros Ferreira.
Aluna Especial do Mestrado
Disciplina: Teoria da Pessoa de Wallon.
Professora Dra. Lenira Haddad.
O estádio Categorial vai dos 6 aos 11 anos, onde o sincretismo da pessoa e da inteligência dão lugar a diferenciações necessárias.
As diferentes características dos objetos e das situações são identificadas e classificadas, tornando possíveis comparações, distinções, assimilações sistemáticas e coerentes. E’ o advento do pensamento categorial, e’ a capacidade de variar as classificações segundo as qualidades das coisas de definir suas diferentes propriedades.
E’ o estádio de predominância intelectual comparável ao estádio sensório motor e projetivo, a qual estar subordinada a evolução afetiva da pessoa.
Oque revela-se na criança dos 6-7 anos poder novo de autodisciplina mental, designado como atenção.
Para a psicanalise, cerca de 6 anos começa o período de latência sexual, de estabilidade emotiva e afetiva tornando possível a aquisição da cultura. No sistema de Piaget, e’ 6-7 anos que a ação, a percepção e a representação começam a articular-se de uma forma cada vez mais estreita, para conduzir as operações mentais reversíveis.
Para Wallon, esta capacidade de poder, autodisciplina mental só pode estabelecer-se graças a maturação dos centros nervosos de inibição e de discriminação, permitindo uma acomodação motora, perceptiva ou mental,
E para isso e’ necessária à aprendizagem, contribuindo também os progressos da representação simbólica e da linguagem. A atenção estar inicialmente ligada ao esforço, que se traduz em atitudes e em posturas e releva consequentemente da função tônica, em intima conexão com a vida orgânica e afetiva e cujo desenvolvimento apresenta níveis.
1
Para Wallon, a função tônica e’ uma vasta comunidade funcional que uni o que se põe o organismo em forma, para movimentos ou reações afetivas, seja para a apropriação da percepção ou para a