Fisica
Baseado no modelo heliocêntrico de Nicolau Copérnico, Isaac Newton apresentou uma explicação na qual mostrava que esse movimento dos planetas eram baseado em uma atração ente os corpos.
Segundo Newton:
• O Sol atrai os planetas;
• A Terra atrai a Lua;
• A Terra atrai todos os corpos que estão perto dela.
Após analisar esses fatos, Newton, numa tentativa de resumir esses conceitos, os chamou de força gravitacional. Ou seja, existe uma força que atrai todos os corpos, estejam eles no espaço ou na Terra. Tais forças são grandezas vetoriais porque possuem módulo, direção e sentido. A representação matemática da lei de gravitação universal é:
Legenda:
F = intensidade da força gravitacional
G = constante de gravitação universal, cujo valor é 6,67.10-11 Nm²/kg²
M e m = massa dos corpos analisados d = distância
De acordo com a Terceira Lei de Newton (ação e reação) vemos que a atração entre os corpos deve ser mútua para que haja equilíbrio entre eles, ou seja, a Terra atrai a Lua, mas a Lua também atrai a Terra, com mesma intensidade, mesma direção, porém com sentido contrário. O mesmo acontece com os demais corpos já citados.
Participação do Brasil na aeronáutica
A indústria aeronáutica é um setor responsável pela fabricação de aviões, helicópteros e demais equipamentos de voo. É composta por um grupo pequeno de empresas fabricantes, utiliza tecnologia de ponta para um mercado de nível internacional.
Em todo o mundo, há poucos grandes fabricantes, e a empresa brasileira Embraer é uma delas. Considerada uma das maiores empresas do mundo, a empresa brasileira é capaz de projetar, desenvolver, fabricar, vender e oferecer suporte para aeronaves.
A Embraer instalou uma unidade produtiva na cidade de Melbourne, estado da Flórida, EUA. E irá inaugurar uma nova unidade em Portugal. Os aviões brasileiros produzidos pela Embraer já foram vendidos para mais de 95 países, fabricando para atender a aviação