o doping na vida do atleta
Introdução
O desporto é uma escola que defende os valores positivos que devem ser ensinados às crianças desde pequenas e que devem acompanhá-las tornando-as adultos cumpridores e respeitadores.
O doping é como uma doença que invadiu o mundo do desporto pois põe em causa tudo o que ele tem de bom.
Todos temos que chamar a atenção para este grave problema, para fazer as pessoas refletirem sobre ele e ajudarem a acabar com ele. É o que este nosso trabalho pretende: informar-nos a nós e aos nossos colegas sobre o problema, o que ele causa e a sua dimensão.
Não podemos esquecer que é de pequenino que se torce o pepino, por isso passem a mensagem:
O
é o lado obscuro do desporto.
Sabiam que há jovens em idade escolar que já recorrem ao doping para ter mais sucesso que os outros ? É triste mas é verdade!
O que é o doping ?
O doping é o uso de drogas ilegais pelos atletas para aumentar o seu desempenho nas provas desportivas, ou seja para reforçar a sua resistência física e incentivar o corpo e a mente a ir ao seu limite.
Substancias
Objetivos
Efeitos secundários
Esteroides
Aumentar os músculos Acne, perda de cabelo, doenças no fígado e cardiovasculares, agressividade, tendências suicidas e problemas de fertilidade.
Homens: aparecimento de características femininas
(desenvolvimento dos seios, entre outros…); Mulheres: características masculinas (voz grossa, aumento de pelos, entre outros…).
EPO
(Eritropoietina)
Aumentar o consumo de oxigénio O sangue fica mais grosso (viscoso) devido ao aumento do nº de glóbulos vermelhos: maior esforço ao coração, aumento da pressão arterial, paragem cardíaca e derrames. Estimulantes
(cafeína,
cocaína, entre outros…) Aumentar o estado de alerta, a competitividade e a agressividade, diminuir a fadiga.
Aumento da pressão arterial, dor de cabeça, arritmia cardíaca, ansiedade e tremores, falta de coordenação e equilíbrio, insónia,