O domínio da norma culta é um instrumento de ascensão social.
Síntese do mito: O domínio da norma culta é um instrumento de ascensão social.
É muito comum encontrar pessoas bem intencionadas que dizem que a norma padrão conservadora tradicional literária clássica, é que tem de ser ensinada nas escolas porque ela é um instrumento de ascensão social.
Se o domínio da norma culta fosse realmente um instrumento de ascensão na sociedade, os professores de português ocupariam o topo da pirâmide social, pois ninguém melhor do que eles dominam a norma culta. Só que a verdade está longe disso, pois aos professores é que são pagos salários obscenos na nossa sociedade. Já por outro lado, um grande fazendeiro que tem pouco ano de estudo primário, mas dono de milhares de cabeças de gado, de indústrias agrícolas e detentor de grande influência política vai poder falar a vontade sua língua caipira.
O domínio da norma culta de nada vai adiantar a uma pessoa que não tenha todos os dentes, que não tenha casa decente para morar, água encanada, luz elétrica e rede de esgoto. O domínio da língua de nada vai servir.
Achar que basta ensinar a norma culta a uma criança pobre para que ela suba na vida, é o mesmo que achar que é preciso aumentar o número de policiais na rua e de vagas nas penitenciárias para resolver o problema da violência urbana. É preciso garantir o reconhecimento da variação lingüística, mas também garantir acesso a saúde de boa qualidade, a habitação, ao transporte e uma vida