O DIRETOR E A GESTÃO DA ESCOLA
2- Quais são os obstáculos enfrentados na mudança do estilo de liderança na escola, quando um determinado modelo já está estabelecido no âmbito do sistema?
1. A família deve ser envolvida em todas as atividades da escola, e considerada importante para o bom desempenho e comportamento dos alunos. Os pais precisam ser sensibilizados e conscientizados da importância da sua participação efetiva na vida escolar do filho, nas reuniões bimestrais de pais, professores e coordenadores. Os pais precisam ser acionados por escrito ou por telefone, quando há necessidade de comparecimento na escola. Porém, nem sempre que é solicitada a presença dos pais eles comparecem. Neste sentido surge a necessidade de integração escola-família-comunidade, em que a escola incumbe-se de promover projetos de atendimentos aos mesmos, com palestras, exposições e festividades. O gestor comunitário tem o papel de viabilizar o diálogo da escola com o entorno da comunidade, considerando o aprender e o ensinar como um processo, em que educar para a cidadania é possibilitar à criança e ao jovem, entender e participar das decisões da comunidade, utilizando o lugar onde vive, sua escola, seu bairro, sua vizinhança como parceiros em sua busca ativa pelo conhecimento. Nesse sentido, a educação comunitária trabalha com projetos não ambiciosos, e sim vislumbra uma visão de futuro, em que a liberdade e a democracia levem à igualdade social. É no fazer dos movimentos escola-comunidade e nas formas construtivas de produção do saber, que se aprende a aprender, a fazer, a conviver e a ser um sujeito de direitos e deveres consolidados e vigentes.
2. Precisamos recriar a nossa escola de maneira que ela seja melhor do que estar no lar, nas ruas, nos bares, no grupinho dos sem ocupação, dos drogados,