Principio Arquimedes
ENGENHARIA CIVIL
FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL III
PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES
CASSIA CARRIEL
DANÚBIA FREITAS DIAS
DIEGO NUNES
FRANCISCO ASSIS
MARCOS ANTONIO SOARES
MICHAEL MARTINS
RICARDO DA MATA
PROF. DIEGO A. C. ALBULQUERQUE
SOROCABA/SP
2013
1- Introdução Teórica
Arquimedes foi um matemático e físico grego nascido a mais de 2200 anos. Considerado um dos maiores sábios da Antiguidade, Arquimedes ficou célebre por formular o princípio segundo o qual todo corpo emergido num fluído experimenta um impulso de baixo para cima, igual ao peso do fluído por ele deslocado. Essa força é denominada “empuxo”, através desse princípio, podemos descobrir a densidade dos corpos.
Como o empuxo é uma força vertical de baixo para cima, ela é oposta a força peso. Quando calculado a força resultante temos as seguintes situações:
O empuxo é menor que o peso, o corpo afunda. Fig.1.1 – Empuxo < Peso
Quando o empuxo é igual ao peso, o corpo permanece parado no ponto onde foi colocado. Fig.1.2 – Empuxo = Peso
E por último, quando o empuxo é maior que o peso, o corpo flutua. É o caso do balão, onde o ar de dentro é menos denso que o ar de fora, fazendo com que ele suba. Fig.1.3 – Empuxo > Peso
Como o empuxo é igual ao peso deslocado, temos: onde,
Ou seja, o peso deslocado é igual ao produto da massa deslocada pela gravidade.
Logo :
Pela definição de densidade , o valor da massa é obtido através de: Onde a massa é obtida pelo produto da densidade pelo volume.
Substituindo m pela equação, e como neste caso , temos: O valor do empuxo ( ) é o produto da densidade do líquido (ρ) pelo volume deslocado ( ) e pela gravidade ( ).
Quando o corpo está mergulhado, “o peso aparente” é a resultante das forças: Onde o peso aparente ) é igual ao peso ( ) menos o empuxo ( ).
2- Objetivos da Experiência
O objetivo principal da experiência é calcular a