O DIREITO DAS PESSOAS SURDAS E COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA À EDUCAÇÃO EM LIBRAS: HISTÓRICO E CONQUISTAS
O livro de Marilene Chauí, em sua obra intitulada – O que é Ideologia – tem o objetivo de tentar mudar a forma, o modo, a concepção que as pessoas em geral têm sobre Ideologia. Uma visão que ideal é um conjunto de ideias impensadas e sem importância na sociedade.
Observamos em um primeiro momento que a autora apresenta vários fatores históricos como apresentação do assunto e que o texto trata sobre esclarecimentos, dando ao leitor uma visão ampla, sobre ideologia, como uma forma de pensamentos e ideias sobre algo, um objetivo a ser alcançado. A autora mostra alguns exemplos do que realmente é considerada ideologia, na formação de alguns conceitos e desenvolvidos na Filosofia e na Cultura do povo grego da antiguidade e ainda nos dá uma visão explicita do que é ideologia.
É citado o filósofo grego Aristóteles afirmou que só existe conhecimento da realidade do mundo quando há conhecimento de sua causa, onde o pensador classifica, como se o que responde é responsável por qualquer aspecto da realidade. Na teoria de Aristóteles ele apresenta quatro tipos de causas, nas quais dependem umas das outras e são organizadas em ordem hierárquica. Quando cita a causa mais importante é a final, cada uma dada a sua colocação em sua finalidade para que foi destinada. Repara-se que encontramos a causa formal, em sua natureza das coisas, apresentando a causa material que é tátil ou de constituição, que é a causa mais inferior das causas; a motriz, a última, assemelhada ao trabalho escravo, na qual tem o objetivo direto de apenas servir ao seu senhor. E a causa nobre, a causa final, direcionada aos seus senhores que tinha seu querer saciado pelo trabalho de outros, dentro desse pensamento e após o desenvolvimento da teoria, as pessoas começaram a enxergar a real através da causalidade do acontecido, formando um pensamento ideológico sobre a sociedade onde viviam na qual atuavam.
Dentro desse contexto e em sua época, na qual podemos aplicar nos dias de hoje. O