O dia a dia de um tutor
O professor Marcos Silva (2006) utiliza a expressão professorar, com o sentido de trabalhar como professor para definir o exercício das atividades de tutoria. Discorrer sobre o dia a dia de um tutor, tem suas peculiaridades, a primeira preocupação deve ser com o conteúdo a ser trabalhado. E, conforme Regina Povinha, atualmente a questão está centrada em interpretar e selecionar informações na busca de soluções de problemas.
Com isso, as intervenções do tutor na educação a distância, demarcadas em um quadro institucional diferente distinguem-se em função de três dimensões de análise (Litwin, 2001:102), conforme está na seqüência, tempo, oportunidade e risco. De acordo com (Almeida, 2001) o professor-tutor atua como mediador, facilitador, incentivador, investigador do conhecimento, da própria prática e da aprendizagem individual e grupal Por esta razão, para Bruno e Lemgruber (2009, p.7. In: Mattar, 2011), o tutor é um mediador pedagógico do processo de ensino e aprendizagem.
A importância do papel do tutor está em sua responsabilidade social “Seu lugar de saber seria o do saber humano e não o do saber informações” (Alves; Nova, 2003:19) sua função é orientar a construção do conhecimento pelo aluno. Mauri Collins e Zane Berge (1996, apud Palloff; Pratt, 2002) classificaram as várias tarefas e papéis exigidos do professor online em quatro áreas: pedagógica, gerencial, técnica e social. Para Arnaldo Niskier (1999), o educador a distância reúne as qualidades de um planejador, pedagogo, comunicador, e técnico de Informática. Participa na produção dos materiais e mantém uma avaliação permanente a fim de aperfeiçoar o próprio sistema. E, Iranita Sá (1998) define que o tutor em EaD exerce duas funções importantes - a informativa e a orientadora. O professor-tutor cujo papel é o de promover a interação e o relacionamento dos participantes. deve possuir habilidades e competências necessárias