Estaçoes de tratamento
O residencial Jurerê Internacional foi um dos primeiros locais no Brasil a implantar e operar o sistema de coleta de esgotos à vácuo. Este sistema de tecnologia de ponta americana propociona maior eficiência na coleta dos esgotos e na preservação ambiental, através da sua maior segurança operacional, evitando a contaminação do lençol freático.
A ETA Jurere Internacional abastece com água tratada todo o bairro de mesmo nome. A mesma possui capacidade de tratamento de 70 litros por segundo, e futuramente esta capacidade será de 115 litros por segundo. O sistema da ETA é composto por 4 reservatórios, que possuem capacidade total de 2400m³. A distribuição de água é feita por um sistema eletrônico e automatizado, afim de não gerar mudanças de pressão durante o processo, o que atrapalharia o abastecimento.
Análises de cloro, turbidez, pH, DQO/DBO, coliformes fecais, dentre outras, são feitas na própria estação, que possui um laboratório preparado para esses testes. A DBO de entrada é 100 mg/L e de saída 20 mg/L. Já o pH tem valor de 7,8 na entrada e 7,5 na saída.
A água proveniente do tratamento é considerada de alta dureza. Porém esse fator está nos padrões exigidos pela portaria nº 2.914 de 14 de dezembro de 2011 do Ministério da Saúde.
A ETA disponibiliza relatórios anuais onde pode-se observar alguns parâmetros como cor, turbidez, coliformes, ferro, manganês,etc.
O sistema de tratamento é do tipo convencional, e é composto pelas seguintes etapas:
Torre de aeração - Auxilia na oxidação dos metais e matéria orgânica presentes Na água;
Calha parshall – Local onde acontece a mistura rápida da água com o coagulante, e local onde é realizada a leitura da vazão de água a ser tratada. O coagulante possui a finalidade de aglutinar os componentes presentes na água, que precisam ser removidos, formando flocos;
Floculadores – São tanques compostos por misturadores mecânicos que realizam a mistura lenta do coagulante e do floculante com a água. Neste ponto é