Estações de tratamento de água
Amanda Shmitt, n° 03
Professor: Edson Disciplina: Química
Estação de tratamento de água(ETA):
É um local em que realiza a purificação da água captada de alguma fonte para torna-la própria para o consumo e assim utilizá-la para abastecer uma determinada população.
O processo de tratamento de água a livra de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças.
O processo convencional de tratamento de água é dividido em fases. Em cada uma delas existe um rígido controle de dosagem de produtos químicos e acompanhamento dos padrões de qualidade.
Numa estação de tratamento de água, o processo ocorre em etapas:
Coagulação: quando a água na sua forma natural entra no ETA, ela recebe, nos tanques, uma determinada quantidade de sulfato de alumínio. Esta substância serve para juntar partículas sólidas que se encontram na água, como por exemplo: a argila.
Floculação: em tanques de concreto com a água em movimento, as partículas sólidas se aglutinam em flocos maiores.
Decantação: em outros tanques, por ação da gravidade, os flocos com as impurezas e partículas ficam depositadas no fundo dos tanques, separando-se da água.
Filtração: a água passa por filtros formados por carvão, areia e pedras de diversos tamanhos. Nessa etapa, as impurezas de tamanho pequeno ficam retidas no filtro.
Desinfecção: é aplicado na água cloro ou ozônio para eliminar microorganismos causadores de doenças.
Fluoretação: é aplicado flúor na água para prevenir a formação de cárie dentária em crianças.
Correação de PH: é aplicada na água uma certa quantidade de cal hidratada ou carbonato de sódio. Esse procedimento serve para corrigir o PH da água e preservar a rede de encanamentos de distribuição.
Estações de tratamento de água no Brasil:
Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico realizada pelo IBGE, em 2008, a água tratada não chega 21,4% das residências do país. Em São Paulo