pvc e sua sustentabilidade
Conceito do Desenvolvimento Sustentável
“Desenvolvimento Sustentável é aquele que atende às necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender suas próprias necessidades” (Comissão Brundtland).
A história da humanidade foi construída a partir da necessidade de se preservar a espécie diante das ameaças impostas pela natureza, pelos animais e pelo próprio homem. Os caminhos trilhados para alcançar um estágio mais evoluído da raça humana foram, muitas vezes, devastadores. Medidas imediatistas tomadas para atender aos apelos do progresso, pioneirismo, lucro, conquista do mercado, enfim, da conquista do globo, não consideraram os cuidados necessários à conservação de recursos indispensáveis às necessidades futuras.
Felizmente, a consciência humana evoluiu e, principalmente nos últimos trinta anos, mergulhou num processo contínuo de atenção ao meio ambiente e à própria raça, o que permitiu à humanidade perseguir o conceito da sustentabilidade.
A Contribuição do PVC para o Desenvolvimento Sustentável
O conceito de Desenvolvimento Sustentável e seus pilares de atuação despertam a aceitação imediata por parte de todos, pois são revestidos de extremo bom senso. Porém, a prática desses princípios representa um desafio que exige profundas mudanças na nossa forma de pensar e agir. Transitar da visão de curto prazo para a cultura da sustentabilidade é uma tarefa árdua, porém os resultados são infinitamente mais gratificantes que a obtenção de ganhos efêmeros que não beneficiarão as gerações futuras.
A cadeia produtiva do PVC tem dado importante contribuição para o Desenvolvimento Sustentável. O produto está completamente inserido nos pilares da sustentabilidade pois ajuda na conservação dos recursos naturais, melhora a qualidade de vida das pessoas e contribui para o crescimento econômico. Os principais destaques são:
A principal matéria-prima do PVC é o sal marinho, um recurso natural