o dia que durou 21 anos
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS – CCHSA
FACULDADE DE DIREITO
O DIA QUE DUROU 21 ANOS
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA GERAL
CAMPINAS - SP
ABRIL – 2014
O DIA QUE DUROU 21 ANOS (ATIVIDADE DE FILME)
Trabalho desenvolvido e apresentado como requisito avaliativo da disciplina de Sociologia Geral, sob orientação do Prof. Mestre Arnaldo Lemos Filho, pela Faculdade de Direito da PUC Campinas.
CAMPINAS - SP
ABRIL – 2014
1. Ficha Técnica;
Filme: O Dia que Durou 21 anos;
Ano de produção: 2012;
Duração: 77 minutos ou 1 hora e 17 minutos;
Classificação: 14 anos;
Gênero: Documentário;
Direção: Camilo Tavares;
Elenco: Diversos;
Pais de Origem: Brasil;
2. Síntese;
Este documentário mostra a influência dos Estados Unidos no Golpe Militar de 1964. O trabalho conta com informações secretas da CIA, telegramas e até gravações telefônicas entre o embaixador norte-americano no Brasil e os presidentes dos EUA John Kennedy e Lyndon Johnson, na tentativa de desbancar o governo de João Goulart que, até então, era o presidente brasileiro e representava uma ameaça para os planos de desenvolvimento da economia americana no Brasil.
João Goulart (Jango), em suas tentativas de aplicar as Reformas de Base, foi chamado pela oposição de comunista. Esse cenário deu margem para a criação da campanha anticomunista financiada pelos EUA para tirar Jango do poder. A campanha funcionava ativamente e estava presente em todas as horas e lugares do dia, na tentativa de convencer a classe média de que o governo não estava em boas mãos e incentivar uma comoção geral para queda do presidente e a ascensão do Marechal Castelo Branco, militar apoiado pelos americanos.
Visto isso, o clima de crise política e as tensões sociais aumentavam a cada dia, até que Jango se vê obrigado a deixar o pais, refugiando-se no Uruguai e, em 1 de abril de 1964, as tropas de Minas tomam o