um dia que durou 21 anos
Esse documentário retrata a participação do governo dos Estados Unidos no golpe militar de 1964 em que ocorreu na madrugada do dia 31 demarço para o dia 1º de Abril em que o comando do governo do Brasil, na época exercido pelo então Presidente JoãoGoulart, foi tomado pelos militares. que durou até 1985 e instaurou a ditadura no Brasil emque durou 21 anos. Nesse documentário pela primeira vez na televisão são expostos documentos do arquivo norte-americano, classificados durante 46 anos como Top Secret. Os telegramas da época,depoimentos contundentes, áudio de conversas telefônicas e imagens exclusivas.
O mundo vivenciava a Guerra Fria quando os Estados Unidos começaram a arquitetar o golpe para derrubar o governo de João Goulart.As primeiras ações surgiram em 1962, pelo então presidente John Kennedy. Os fatos vão se descortinando, através de relatos de políticos, militares, historiadores, diplomatas e estudiosos dos doispaíses. Depois do assassinato de Kennedy, em novembro de 1963, o texano Lyndon Johnson assume o governo e mantém a estratégia de remover Jango, apelido de Goulart. O temor de que o país se alinharia aocomunismo e influenciaria outros países da América Latina, contrariando assim os interesses dos Estados Unidos, reforçaram os movimentos pró-golpe.
Os Estados Unidos agiram para planejar e criar ascondições para o golpe da madrugada de 31 de março. E, depois, para sustentar e reconhecer o regime militar do governo do marechal Humberto Castelo Branco. Envergando uma roupa civil, ele assume o poderem 15 de abril. Castelo era chefe do Estado Maior do Exército de Jango.
O governo norte-americano estava preparado para intervir militarmente, mas não foi necessário, como ressaltam historiadores emilitares. O general Ivan Cavalcanti Proença, oficial da guarda presidencial, resume: “Lamento que foi um golpe fácil demais. Ninguém assumiu o comando