O deus da idade média
1. Título da obra O Deus da Idade Média: conversas com Jean-Luc Pouthier ( Le Dieu du Moyen Age)
1.1 Explicação do título
2. Autor Jacques Le Goff, Historiador francês especialista em Idade Média, nascido em Toulon no dia 1° de janeiro de 1924, membro da Escola dos Annales, se empregou na antropologia historica do ocidente medieval, Co-diretor da Escola dos Annales, dirigiu os estudos ligados à “Nova História”, como a coletânea Faire de l’histoire em 1977 e o volumoso Dictionnaire de la Nouvelle Histoire publicado no ano seguinte, levando à revolução dos Annales. Um dos sinais dos sucessos de sua tese, foi a sua atuação no renovamento pedagógico de história participando inclusive da redação de um manual escolar.
3. Ano de publicação Livro publicado pela primeira vez em 2003 pela editora Bayard, sob o título original de “ Le Dieu du Moyen Age”, no Brasil traduzido por Marcos de Castro e impresso em 2010 pela editora Civilização Brasileira, 2° edição.
4. Assunto O assunto do livro refere-se ao Deus acolhido e oficializado pelo império romano do ocidente, na chamada antiguidade tardia. O Deus que embora incorporado por este império, não foi um Deus único, puro, foi uma difusão, uma confluência de práticas religiosas tidas como heréticas, mas que foram impostas a grande massa após oficialização do cristianismo como religião oficial do Estado romano.
5. Tempo ficcional O livro tem como tempo histórico a Idade Média, um longo período de um milênio que os historiadores situam tradicionalmente entre o fim do Império Romano do Ocidente (476) e a tomada de Constantinopla pelos turcos (1453).
6. De que trata
Oriundo de conversas com o historiador e redator- chefe da revista de história das religiões Le Monde de la Bible, Jean-Luc Pouthie o livro logo no primeiro capítulo questiona que “diferentemente de Javé e de Alá, que se o Judaísmo e o Islam protegeram de qualquer figuração, por outro lado o Deus dos cristãos pode ser