O desenvolvimento e a questão demográfica
Disciplina: Economia C
Professora: Luísa Ferreira
Isamara Canuto Marques Pinto nº11 12ºC
Ano Lectivo 2012/2013
Introdução:
Neste trabalho vai encontrar-se o resumo de parte da matéria do livro (págs. 164-188) que evidencia tópicos como: a evolução da população, o progresso tecnológico, a diversidade de estruturas demográficas e a questão da segurança social.
A parte referente à questão da segurança social será evidenciada de maneira a que se possa entender a sua importância no crescimento e desenvolvimento da população.
Progresso tecnológico e evolução da população mundial:
O comportamento do crescimento da população é resultado de diversos factores que influenciam directa ou indirectamente .
A Revolução Demográfica na Europa ocorre na sequência de fenómenos diversos que possibilitaram esse crescimento positivo.
Entre os séculos XV e XVIII, a Europa passa por inúmeras mudanças em campos diversos (nomeadamente a actividade agrícola) que permitem pelo aumento significativo da produção o aumento da população.
Transformações na agricultura
As novas técnicas agrícolas indispensáveis ao movimento de industrialização verificada nos séculos XV e XVIII foram: * A supressão progressiva da rotação bienal ou trienal e a sua substituição pela rotação de quatro culturas; * A introdução do cultivo de novas espécies que a rotação de quatro culturas exigia; * O aperfeiçoamento das ferramentas agrícolas já existentes e a introdução de outras (gadanha, foice, segadora, arado de tracção manual); * A selecção de sementes que proporciona um aumento da produção agrícola; * A utilização do cavalo nos trabalhos agrícolas, que se traduz no elevado aumento da produtividade.
As transformações na agricultura permitiram a realização de excedentes capazes de alimentar uma população em crescimento, devido à mudança da tecnologia utilizada na produção.
As condições de vida da população melhoraram