O DESENVOLVIMENTO E AS CONQUISTAS DA CIÊNCIA NA ÉPOCA HELENISTICA.
NOMES: _______________________________
TURMA:
ROTEIRO:
TÍTULO: O DESENVOLVIMENTO E AS CONQUISTAS DA CIÊNCIA NA ÉPOCA HELENISTICA.
2.1 – DESENVOLVIMENTO DA MATEMÁTICA: EUCLIDES E APOLONIO
2.2 - DESENVOLVIMENTO DA MECANICA: AQUIMEDES E HERON
2.3 – DESENVOLVIMENTO DA ASTRONOMIA: ARISTARCO E HIPARCO
2.4 – DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA: HERÓFILO E ERASISTRATO
2.5 – DESENVOLVIMENTO DA GEOGRAFIA: ERASTÓSTENES
2.1 – DESENVOLVIMENTO DA MATEMÁTICA: EUCLIDES E APOLONIO
INTRODUÇÃO:
A base da revolução matemática exercida pela civilização Grega partiu de uma idéia muito simples. Enquanto Egípcios e Babilônicos perguntavam: “como”? Os filósofos gregos passaram a indagar: “por quê”? Assim, a matemática que até este momento era, essencialmente, prática, passou a ter seu desenvolvimento voltado para conceituação, teoremas e axiomas. A matemática, através da história, não pode ser separada da astronomia. Foram as necessidades relacionadas com a irrigação, agricultura e com a navegação que concederam à astronomia o primeiro lugar nas ciências, determinando o rumo da matemática.
Dois fatores estimularam e facilitaram o grande desenvolvimento da ciência e da matemática pelos filósofos gregos: a substituição da escrita grosseira do antigo oriente por um alfabeto fácil de aprender e a introdução da moeda cunhada, o que estimulou ainda mais o comércio.
Euclides de Alexandria
Foi um professor, matemático platónico eescritor possivelmente grego, muitas vezes referido como o "Pai da Geometria". Além de sua principal obra, Os Elementos, Euclides também escreveu sobre perspectivas, seções cônicas, geometria esférica, teoria dos números e rigor.
A geometria euclidiana é caracterizada pelo espaço euclidiano, imutável, simétrico e geométrico, metáfora do saber na antiguidade clássica e que se manteve incólume no pensamento matemático medieval e