O desenvolvimento intelectual segundo piaget e o desenvolvimento psicossexual segundo freud, com as fases do desenvolvimento.
O desenvolvimento intelectual segundo Piaget:
Piaget estava interessando em como o conhecimento é construído, e desta forma se baseia na teoria de um acontecimento da invenção ou construção que ocorre na mente do individuo. As crianças adquirem uma forma rápida de se desenvolver no social, mediante a construção pessoal desse conhecimento. A criança evolui em etapas relativamente bem definidas. Piaget percebeu que não é uma diferença de grau, mas da própria forma de pensar. As habilidades cognitivas das crianças são diferentes das dos adultos, tendo mudança em estágios específicos.
Os estágios foram definidos como:
- Sensório-motor (0 a 2 anos);
A partir dos reflexos neurológicos básicos, o bebê começa a construir esquemas de ação para assimilar mentalmente o meio. Exemplo o bebê pega o que está em sua mão.
- Pré-operatório (2 a 7,8 anos);
Nesta fase que surge na criança, a capacidade de substituir um objeto ou acontecimento por uma representação, esta substituição é possível, graças à função simbólica. Exemplo ao mostrar a criança, duas bolinhas de massas iguais sendo uma delas de forma de salsicha. A criança nega que a quantidade de massa continue igual, pois as formas são diferentes.
- Operatório-concreto (8 a 11 anos);
Neste estágio a criança desenvolve noções de tempo, espaço, velocidade, ordem, casualidade, sendo então capaz de relacionar diferentes aspectos e abstrair dados da realidade. Exemplo: despeja-se a água de dois copos em outros, de formatos diferentes, para que a criança diga se as quantidades continuam iguais. E resposta é afirmativa uma vez que a criança já deferência aspectos e é capaz de “refazer” a ação.
- Lógico-formal (11 a 15 anos).
Neste período as crianças alcançam seu nível mais elevado de desenvolvimento. Não se limita mais à representação imediata e nem às relações previamente