CRESCIMENTO E DESENVOLVIMETO da criança
É um processo dinâmico e continuo, influenciado pela genética e meio ambiente. De 0 a 2 meses de idade o peso aproximado de um recém-nascido: é de 3,3 kg, podendo variar, ele cresce 30g/dia durante o 1° mês. Os movimentos são amplamente descontrolados, exceto o olhar, movimento da cabeça e sucção. Choro ocorre em resposta a estímulos óbvios. De 2 a 6 meses de idade A velocidade de crescimento entre o 3° e 4° mês, fica mais lenta, cerca de 20g/dia; Começam a manipular objetos com as mãos, voluntariamente. Já é possível rolar intencionalmente e o controle da cabeça melhora; Aos 6 meses o tecido subcutâneo (adiposo) pode representar até 25% do peso total; começam a engatinhar. De 6 a 12 meses o crescimento é mais lento; A capacidade de sentar-se sem apoio (cerca de 7 meses); Capacidade de girar quando sentado(cerca de 9 a 10 meses) proporciona oportunidades crescentes de manipular vários objetos de cada vez e de experimentar novas combinações de objetos. Fontanela anterior – Fecha totalmente entre o 9° e 18° mês; Ao final do primeiro ano a criança possui 6 ou 8 dentes (há o crescimento dos 2 incisivos laterais inferiores).
PIAGET: Estágio Sensório-Motor (0-2 anos): Desenvolvimento inicial das coordenações e relações de ordem entre ações, início de diferenciação entre o próprio corpo e os objetos.
FREUD: Fase Oral: inclui o período de 0 a 1 ano de idade. As características principais são a boca, a língua e os lábios – (o morder e a sucção proporciona maior prazer - boca como zona erógena - onde o prazer advém dessa parte do corpo.
ERIKSON: concepção de desenvolvimento em oito estágios psicossociais, perspectivados em oito idades que decorrem desde o nascimento até a morte;cada estágio é atravessado por uma crise psicossocial entre uma vertente positiva e uma negativa.
CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO - 1 A 3 ANOS
De um modo geral, considera-se o crescimento como aumento do tamanho corporal e, portanto, ele cessa com o