O que é psicologia
Graduação em Pedagogia
Psicologia e Relações Interpessoais
A psicologia surge no quadro histórico do capitalismo como a ciência burguesa, como modo de justificar a contradição entre o indivíduo e a sociedade. Sendo que a psicologia cumpre a função social de agente de adaptação dos indivíduos à sociedade. A psicologia "é uma necessidade cultural; é a necessidade imprescindível que tem o homem de saber como e porque é homem, como e porque a hominização se concretizou na humanização". (MERANI, 1975, p. 9).
Psicologia é o estudo científico do comportamento e dos processos mentais. Engloba não apenas o que as pessoas fazem, mas também seus pensamentos, suas emoções, percepções, processos de raciocínio, memórias, e até mesmo as atividades biológicas que mantem o corpo funcionando. Psicólogos tentam descrever, prever e explicar o comportamento e os processos mentais, bem como ajudam a mudar e melhorar a vidas das pessoas e do mundo onde vivem.
Para educar o homem é preciso conhecer esse homem, e essa é uma das contribuições que a psicologia pode oferecer à sociedade e também à educação. Tornando a psicologia como ferramenta para educar, contribuindo nas questões do desenvolvimento, aprendizagem, linguagem e pensamento. Podendo constatar, através do conteúdo e temas veiculados pela psicologia, que a sua vinculação à educação refletiu o caráter adaptacionista, controlador e "ajustador" do comportamento dos indivíduos à sociedade.
As relações interpessoais tiveram como um de seus primeiros pesquisadores o psicólogo Kurt Lewin. MAILHIOT (1976: 66), ao se referir a uma das pesquisas realizadas por esse psicólogo, afirma que ele chegou à constatação de que “A produtividade de um grupo e sua eficiência estão estreitamente relacionadas não somente com a competência de seus membros, mas, sobretudo com a solidariedade de suas relações interpessoais”. Schutz, outro psicólogo, trata de uma teoria das necessidades