Biologia
Carboidratos Lipídios
Professor Gabriel Henrique Bestetti
1. Carboidratos
Também chamados de hidratos de carbono ou glicídios!
1.1) Principais funções biológicas
- Fornecimento imediato de energia: glicose e frutose; - Armazenamento de energia: amido, nos vegetais, e glicogênio, nos fungos e, também, nos animais – notadamente nos músculos e no fígado; - Função estrutural: celulose e quitina; - Comunicação celular: glicolipídios e glicoproteínas das biomembranas.
1.2) Estrutura e Classificação
a) Monossacarídeos: são os tipos mais simples (o vagão do trem!). Fórmula geral: (CH2O)N Exemplo: glicose – C6H1206 b) Oligossacarídeos: são formados por um pequeno número de monossacarídeos ligados, geralmente variando de 3 a 50! Os mais comuns, porém, são os dissacarídeos.
Dissacarídeos: resultam da ligação de 2 monossacarídeos; os mais importantes são: glicose + glicose = maltose glicose + frutose = sacarose
glicose + galactose = lactose
Os carboidratos com sabor doce como a sacarose, a glicose e a frutose são chamados de açúcares!
Bom, mas como 2 monossacarídeos se ligam?????
2 monossacarídeos se ligam através de uma reação de desidratação (condensação), em que há perda de 1 mólecula de H2O. Essa nova ligação covalente que se forma é denominada de ligação glicosídica e forma 1 dissacarídeo. A reação inversa é uma hidrólise!
c) Polissacarídeos: são polímeros constituídos por centenas ou milhares de monossacarídeos, sendo o mais comum a glicose. O polissacarídeo é o trem com seus vagões, os monossacarídeos! Exemplos: amido glicogênio celulose quitina heparina
O amido é o carboidrato mais utilizado na dieta humana, sendo seguido por sacarose e lactose. Assim sendo, chegamos à brilhante conclusão de que a glicose é o principal produto da nossa digestão, secundada por pequenas quantidades de frutose e galactose! Isso não é demais?????
2. Lipídios
O termo lipídio provém do grego lipos, que significa