Analise de projeto de investimento
Introdução 03
2. Demonstrações Financeiras 05
3. Análise dos Índices 07
3.1. Índices de Estrutura de Capital 07
3.2. Índices de Liquidez 08
3.3. Índices de Rentabilidade 09
4. Análise Setorial / Índices Padrão 10
5. Previsão de Falência 11
6. Análise Vertical e Horizontal 12
7. Índices de Prazos Médios 13
7.1. Prazo Médio de Recebimento de vendas 14
7.2. Prazo Médio de Pagamento de Contas 14
7.3. Prazo Médio de Renovação de Estoques 14
8. Economic Value Added – EVA 15
9. Market Value Added – MVA 16
Conclusão
Bibliografia 40
Introdução
Analisando as demonstrações financeiras de uma empresa pode-se determinar qual a sua real situação econômica e financeira, através do conhecimento de pontos fundamentais de sua estrutura, como a capacidade de pagamento de dividas, rentabilidade do capital investido, possibilidade de falência entre outros.
A análise financeira é fundamental para a empresa conhecer sua situação e tomar medidas de forma para resolver as dificuldades, promovendo o seu crescimento. Também é fundamental para que acionistas, investidores, governo, clientes e fornecedores conheçam financeiramente a empresa.
ANÁLISE DOS INDICADORES ECONOMICOS FINANCEIROS
1. Análise Através dos Índices
Índices são relações entre contas ou grupos de contas das demonstrações financeiras, que visam evidenciar determinado aspecto econômico ou financeiro.
Existe uma quantidade muito grande de índices, mas para a análise da empresa nem todos necessitam ser calculados, basta um numero reduzido para determinar a situação da empresa. Os principais índices são:
1.1. Índices de Estrutura de Capital
Mostram as grandes linhas de decisões financeiras, em termos de obtenção e aplicação de recursos, caracterizados por, quanto menores forem, melhor será a condição financeira da empresa. São eles:
_ Participação de Capitais de Terceiros: indica o quanto a empresa tomou de capital de terceiros por capital próprio investido;
(CT/PL) x 100