O desenvolvimento infantil e a aprendizagem da leitura e da Cristina
ITAPECERICA DA SERRA
FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA
ITAPECERICADA SERRA
O desenvolvimento infantil e a aprendizagem da leitura e da Escrita.
A aprendizagem da leitura e da escrita está condicionada a diversos fatores que poderão contribuir para um bom ou ruim desempenho da aprendizagem de leitura, e para o desenvolvimento eficaz da linguagem escrita. A escrita deve ultrapassar a simples representação gráfica e decodificação de símbolos, é antes de tudo uma compreensão e entendimento da expressão escrita. O professor que trabalha com ensino de leitura e escrita deve, primeiramente reconhecer a estrutura e organização do sistema gráfico para criar estratégias de ensino de acordo com sua visão profissional e também pensando nos seus alunos e necessidades, e que, podem centralizar e auxiliar seus alunos na superação de eventuais duvidas de leitura ortográfica. As dificuldades inerentes á aprendizagem são por vezes acrescidas de problemas que podem ser exteriores ao aluno ou inerentes as características desses alunos .
A leitura não é um processo simples que consiste na aprendizagem de uma serie de tarefas mecânicas é concebida como uma conduta muito complexa e elaborada de caráter criativo na qual o sujeito e ativo quando a realizar e põe em ação todos os conhecimentos prévios neste caso do tipo linguístico ou especificamente, do tipo gramatical.Inspirado nos princípios piagetianos a perspectiva psicogenética da aprendizagem de leitura atribui a criança um papel de sujeito ativo que se questiona em frente do código escrito, ou seja, o objetivo de conhecimento a quem tem acesso relativamente cedo.
As crianças de 6 anos entram em contato com uma cultura da qual deve se apropriar a cultura escolar e no âmbito das praticas pedagógica que a instituição educativa pode tornar-se ela mesmo.a