Síntese reflexiva
Temos com objetivo mostrar nesse trabalho acadêmico a importância das Novas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEIs), que representam uma valiosa oportunidade para se pensar como e em que direção atuar junto ás crianças a partir de determinados parâmetros e como articular o processo ensino-aprendizagem na escola básica.
E assim como as disciplinas desse semestre relacionou as DCNEIs, dando a importância necessária das Diretrizes na formação teórica e prática do professor de educação infantil. Sendo um instrumento orientador da organização das atividades cotidianas das instituições, destacando a necessidade de estruturar e organizar as ações educativas com qualidade, articulada com a valorização dos professores que atuam junto ao as crianças, a construir propostas pedagógicas que no cotidiano de creches e pré-escolas, deem voz ás crianças e acolham a forma delas significarem o mundo e a si mesmas.
2. DESENVOLVIMENTO
A educação infantil passou por inúmeras lutas políticas e sociais, travadas por várias gerações em diferentes contextos e momentos históricos, com o objetivo de conceder e assegurar a criança direito de viver em plenitude esse momento tão importante. E dessa forma, conhecer as especificações desta face, seus limites e suas necessidades, tornando-se o grande desafio dessa modalidade infantil. Com a disciplina Educação da criança de 0 a 5 anos, tivemos a oportunidade de conhecer alguns aspectos de como a infância era vista na antiguidade, como a criança considerada um adulto em miniatura, não havia distinções, aos vestuários, etc. E a partir do século XVIII, surgiram vários intelectuais como Johan Locke, Jean-Jacques Rousseau, Johan Heinrich Pestalozzi, Friedrich Froebel contribuíram para o entendimento da infância, mas só foi a partir do século XX que se começou a aceitar que as crianças possuem necessidades próprias e que devem ser levadas em consideração. E em 1996, com