Intoxicação exógena
IVANIA MATSUMOTO
INTOXICAÇÃO EXÓGENA
TERESÓPOLIS
2008.1
INTOXICAÇÃO EXÓGENA
Introdução
Um tóxico é qualquer substância, que, quando ingerida, inalada, absorvida, aplicada na pele ou produzida dentro do corpo em quantidade relativamente pequenas, lesa o corpo através de sua ação química. Os tóxicos podem penetrar por qualquer via, mas as mais comuns, pela ordem de freqüência, são a digestiva, a respiratória e a cutânea. O veneno introduzido no organismo exerce a sua ação de acordo com o sistema atingido:
- - Sangue,
- - Aparelho cardiovascular,
- - Aparelho respiratório,
- - Aparelho gastrintestinal ,
- - Aparelho urinário e
- - Aparelho nervoso.
O tratamento de emergência para intoxicações tem como fundamental exigências:
- Remover ou inativar o tóxico antes que ele seja absorvido;
- Fornecer cuidados de suporte na manutenção de sistemas orgânicos e vitais;
- Administrar um antídoto específico para neutralizar um tóxico específico;
- Implementar o tratamento que acelere a eliminação do tóxico absorvido
TÓXICOS INGERIDOS
Os tóxicos ingeridos podem ser corrosivos. Os tóxicos corrosivos incluem agentes alcalinos e ácidos que podem provocar destruição tecidual após entrar em contato com mucosas.
Produtos alcalinos: Hidróxido de potássio, produtos de limpeza a seco, desinfetantes, detergentes, detergentes não fosfatados, limpadores de fornos,baterias,comprimidos de Clinitest. Produtos ácidos: Detergentes, produtos de limpeza de piscina, polidores, removedores de ferrugem, ácidos, bateria.
TRATAMENTO
Manter vias aéreas pérveas, ventilação e oxigenação São instiuidas medidas para estabilizar a função cardiovascular e outras funções corporais. ECG, os