Interdiciplinariedade de conteudos
Taubaté
2012
kelly cristina cedro da silva
INTERDICIPLINARIEDADE DOS CONTEÚDOS
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Educação da criança de 0 a 5 anos, Ludicidade e educação, Organização e didática na educação infantil, Ensino da linguagem oral e escrita, Fundamentos da alfabetização.
Prof. Rosely Montagnini, Marlizete Cristina Bonafini Steinle, Edlaine Vagula, Alexandre Villas Boas e Raquel Franco.
Taubaté
2012
Introdução Entender a evolução da educação infantil demanda uma breve construção histórica acerca da concepção de infância, uma vez que a criança é o ator principal dessa modalidade educacional. Desta forma, conhecer as especificidades desta fase, seus limites e suas necessidades, torna-se um grande desafio dessa modalidade educacional.
Desenvolvimento A concepção de infância tal como a conhecemos hoje é um conceito relativamente novo. A noção de infância é um produto da evolução histórica das sociedades. Os significados e a valorização da infância não ocorrem sempre da mesma maneira, mas são construídos e modificados de acordo coma organização de cada sociedade. Desmistificar esta cultura de cunho popular e social vai muito além de crenças e “achismo”, é necessário construir uma base teórica que embase adequadamente as concepções e as práticas do educador infantil quanto á organização do seu trabalho. Assim, na sua lida do dia a dia promoverá a aprendizagem e o desenvolvimento global de suas crianças. Transformar esta realidade fazer nascer um novo significado a concepções e práticas. O planejamento é uma atividade que orienta quais caminhos o professor deve tomar em relação ao processo de ensino aprendizagem, com vista a atingir os melhores resultados possíveis. Planejar é refletir sobre que cidadãos queremos formar, é prever aprendizagens significativas, é criar