Interdiciplinar
Quando crianças, nós não conhecemos limites. Num curto período de tempo, aprendemos a falar sem nunca antes termos falado coisa alguma. Aprendemos a andar com nossos membros frágeis para explorar o mundo sem nunca antes termos dado um passo sequer. Aprendemos a observar, a reconhecer, a alegrarmo-nos, a sofrer, e continuarmos nossas experiências de explorações e descobertas.
Quando crianças, conseguimos tudo isso, sim, por que temos o apoio de todos que nos cercam, mas principalmente por quem nos amam e por quem luta dia a dia para melhorar o nosso aprendizado.
É como se movesse dentro de nós o Espírito do saber. O professor,o mediador deste saber, sabe que tudo lhe é possível, por que tudo provém apenas de sua vontade. Assim, como um passe de mágica tudo acontece. Mas o professor sabe que não houve mágica, mas um árduo trabalho entre professores e colaboradores. Para as crianças tudo acontece magicamente, não assimilam ainda a realidade, e por isso o motivo de brincar de faz de conta, brincar de imitar, para aos poucos amadurecer e entender a vida.
DESENVOLVIMENTO
De acordo com as Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil (ResoluçãoCNE/CEB Nº 1, de 07/04/1999), o educar e o cuidar devem caminhar juntos, considerando de forma democrática as diferenças individuais e, ao mesmo tempo, a natureza complexa da criança. Nesse sentido, o RCNEI (2001) orienta que o ato de educar significa propiciar situações de cuidados e brincadeiras organizadas em função das características infantis, de forma a favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem. Compreender a indissociabilidade entre educar, cuidar e brincar implica em promover uma ação pedagógica respaldada em uma visão integrada acerca do desenvolvimento infantil, respeitando as peculiaridades de cada criança e oportunizando situações de aprendizagem significativas e prazerosas. Assim, é preciso refletir como educar, cuidar e brincar, na Educação Infantil, podem auxiliar