Interdiciplinar
UMA VISÃO FENOMENÓLOGICA
EXISTENCIAL
Adriana Araújo
Kerlen Danda
Gleici Carvalho
Leidiane
Martins
Rosane Ramos
Sandra Mara
Orientadora: Mireille Moura
Projeto Interdisciplinar - Psicologia 5MA
Introdução
O presente trabalho refere-se ao processo de humanização no ambiente hospitalar. Para tratar da referida problemática, será abordado o conceito de humanização, explicitando quanto a importância deste, destacando a relevância da dimensão humana individual e subjetiva nas relações interpessoais, visto que esta se faz soberana em todo processo, que não se resume no atendimento técnico e mecânico do paciente, mas na compreensão e cuidado do paciente como um todo.
O trabalho foi fundamentado nos conhecimentos das disciplinas de Psicologia do Trabalho e Processos
Organizacionais, Abordagens Humanista e Fenomenológica e
Processos Grupais.
Leidiane Martins
Objetivo
Explicitar sobre a importância da humanização no hospital, sob ótica fenomenológica, bem como comentar quanto a postura dos profissionais da saúde diante da doença e do doente, abordando quanto à urgência de um resgate da humanidade e do reconhecimento do outro como semelhante. a humanização no ambiente hospitalar é um processo pessoal, interpessoal e institucional, que visa valorizar a dignidade do profissional de saúde e do usuário (paciente), humanizar o ambiente hospitalar não é uma técnica, ou uma arte e muito menos um artifício, é um processo vivencial. Um apaziguar das sequelas, que emana um envolver de cada um dos que integram esse complexo que vive pra fazer viver.
Leidiane Martins
Justificativa
Convivemos com frequência, em ambientes tensos e pouco humanizados, cujo funcionamento pode ser quase perfeito quanto à técnica, porém desprovidos de afeto, atenção e solidariedade, Logo, a humanização do atendimento hospitalar requer mudança de valores, comportamentos, conceitos e práticas, exigindo dos envolvidos um reposicionamento no que se refere ao cuidado aos
usuários,