O desenvolvimento humano na teoria de piaget
O estudo do desenvolvimento do ser humano segundo Piaget concentram-se no esforço de compreender o homem em todas as suas formas e maneiras, desde quando ele nasce até o se patamar mais alto de maturidade e desenvolvimento destacando-se de outras por ter um teor inovador quando introduz “uma terceira visão” representada pela linha interacionista que é uma tentativa de juntar as posições dicotômicas de duas tendencias teóricas que permeiam a psicologia em geral.
A visão interacionista de Piaget: a relação de interdependência entre o homem e o objeto do conhecimento. Colocando uma terceira visão teórica representada pela linha interacionista, as idéias de Piaget se comtrepõem-se as visões de duas correntes antagônicas e que não se juntam de forma alguma, que permeiam a psicologia em geral: o objetivismo e subjetivismo.
Assim sendo, a psicologia objetiva, privilegia o dado externo, afirmando que todo conhecimento vez da experiência; e a psicologia subjetiva, em contraste calcado no substrato psíquico, entende que todo conhecimento é anterior a experiência, reconhecendo, portanto, a primazia do sujeito sobre o objeto.
Achando insuficientes essas duas posições para explicar o processo de desenvolvimento humano, Piaget formula o conceito de epigênse, argumentando que “o conhecimento não nasce nem da experiência única dos objetos nem de uma programação inata pré-formada na pessoa, mas de construções sucessivas com elaborações constantes de estruturas novas.
O processo de equilibrarão: a marcha do organismo em busca do pensamento lógico. Para Piaget a lógica representa a forma final do equilíbrio das ações. Ela é um sistema de operações, isto é, de ações que se tornaram reversíveis e passiveis de serem compostas entre si. Como os homens constroem o conhecimento? Como é que a lógica passa do nível elementar para o nível superior? Como se dá o processo de elaboração das idéias?