Geografia
O território brasileiro pode ser dividido em grandes partes e também classificado de diversos modos. Uma dessas classificações do relevo, identificou oito partes e foi criada na década de 1940 pelo geografo Aroldo de Azevedo. Em 1958 essa classificação foi alterada pela tipologia de Aziz Ab’Sáber, que também era um geógrafo , acrescentando dua novas partes de relevo.
Classificações de relevo
Uma das mais atuais classificações mais atuais é a de 1995 ,do pesquisador e também geografo Jurandyr Ross .Seu estudo baseia-se no projeto Radambrasil, um levantamento feito entre 1970 e 1985. O Radambrasil tirou varias fotos de nosso território,através de um radar que foi colocado em um avião . Jurandyr Ross estabeleceu 28 unidades de relevo , que podem se dividir em planaltos planícies e depressões.
Características do relevo brasileiro
A formação do relevo brasileiro é muito antiga e resulta principalmente de atividades internas do planeta Terra e de muitos ciclos climáticos. A erosão ,por exemplo , aconteceu por causa da mudança constante de climas úmido, quentes, semi-árido e ardido. Ventos e chuvas também contribuíram no processo da erosão .
O relevo brasileiro apresenta-se em:
Planaltos – superfícies com elevação e aplaindas, marcadas por escarpas onde o processo de desgaste é superior ao de acumulo de sedimentos.
Planicies – superfícies relativamente planas, onde o processo de deposição de sedimentos é superior ao desgaste.
Depressão Absoluta- a região que fica abaixo do nível do mar.
Depressão Relativa – a região que fica acima do nível do mar .A periférica paulista, por exemplo , é uma depressão relativa.
- elevações naturais do relevo, podendo ter varias origens, como falhas ou