O DESENVOLVIMENTO DA SOCIOLOGIA E AS OBRAS DE DURKHEIM, WEBER E MARX
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS – CCH
ESCOLA DE MUSEOLOGIA
INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA
O DESENVOLVIMENTO DA SOCIOLOGIA E AS OBRAS DE DURKHEIM, WEBER E MARX
RIO DE JANEIRO
Outubro-2012
A sociologia surgiu no século XIX pela necessidade de compreensão das mudanças que ocorriam no mundo, nesse período marcado pela revolução industrial e pela revolução francesa, e de compreensão das desigualdades sociais. Tinha a intenção de captar a realidade social e o comportamento do homem nela.
Os sociólogos desse século interpretavam a sociedade como promotora de injustiça, alienação e opressão. Eles perceberam que com a queda da sociedade estamental não acabaram as desigualdades entre os homens, havia, naquele momento, uma luta de classes, em que cada um era valorizado de acordo com sua renda e suas posses.
Mas com a criação da sociedade industrial é que uma nova esperança surgiu. Para a maioria dos sociólogos, esse tipo de sociedade, apesar de trazer desigualdades também, visto que também apresenta estratos sociais, perdia a força nesse aspecto, uma vez que é uma “sociedade de massa”.
A sociedade industrial tende a uma nivelação pelo achatamento dos “altos” e “baixos”, levando a uma “sociedade de classe média nivelada” e também apresenta uma sensação de que o indivíduo não se encontra preso a sua classe social, podendo, de acordo com aquilo que ele consegue, atingir uma posição melhor socialmente.
Contudo, o indivíduo perde sua individualidade, uma vez que está inserido numa “massa”, pois a sociedade industrial leva à eliminação da desigualdade ao transformar todos em uma “uniformidade anônima”.
Há uma relação paradoxal entre o surgimento da sociologia e o surgimento da sociedade industrial, pois, ao mesmo tempo em que a sociologia nasceu desse tipo de sociedade (apareceu por consequência da industrialização), a sociedade industrial também é advinda da sociologia, pois seu conceito foi