GPS e suas aplicações
As siglas GPS querem dizer Global Positioning System, traduzindo para o português significam Sistema de Posicionamento Global. O GPS surgiu na década de 1960, durante a Guerra do Vietnã. A função desse equipamento era orientar o deslocamento dos soldados estadunidenses tropical, onde as referências de percurso são praticamente impossíveis de demarcar. Atualmente, além de fornecer a posição geográfica, o GPS pode memorizar o percurso realizado, orientar o retorno e indicar a direção a ser seguida para determinado destino, bem como a altitude do ponto referencial.
Um aparelho de bolso, do tamanho aproximado de um telefone celular,é apoiado atualmente por cerca de 24 satélites que refletem os sinais de rádio para o local onde o aparelho está operando. Os 24 satélites estão distribuídos por seis orbitas em torno da Terra. O satélite envia ao GPS dados sobre a localização de qualquer lugar, no continente ou no oceano, por meio de coordenadas geográficas. Além da posição geográfica, o aparelho pode indicar velocidade, tempo de deslocamento e distância em relação a qualquer outro ponto de referência de Terra.
Algumas aplicações
O GPS pode ser aplicado em vários ramos de atividade em que a localização geográfica seja uma informação necessária. O sistema foi concebido originalmente para ser utilizado na navegação aérea, marítima e terrestre e para a localização de expedições exploradas.
Outra aplicação bastante explorada é a localização dentro das cidades, permitindo que motoristas se localizem sem complicações com a ajuda do mapa equipado no aparelho.
Ao longo do tempo, tornou-se