O desastre nuclear a verdade revelada
Discente: Flávia Maria de Souza
Docente: Melquesedek Oliveira
Chernobyl: O desastre nuclear a verdade revelada
1. Aspectos ambientais
Segundo a NBR ISO14001 aspecto ambiental é definido como “...elementos das atividades, produtos e serviços de uma organização que podem interagir com o meio ambiente”. Ou seja algum acontecimento que pode vir ou não a causar um impacto ambiental, estabelecendo então uma relação de causa.
O erro ocorrido no teste, onde o nível de potência do reator caiu e teve que ser aumentada, logo depois houve um aumento, o que ocasionou altas temperaturas dando origem a explosão. Liberação de grande quantidade de poeira radioativa contendo uranio e grafite, essas substâncias são muitos nocivas a organismos vivos, podendo levar à morte quando em grandes quantidades.
A dispersão dessas nuvens radioativas através do vento, o que possibilita que maior número da fauna, flora bem como seres humanos sejam expostos os esses compostos químicos nocivos.
A percolação dessas substâncias no solo, que pode levar a contaminação do mesmo e do lençol freático.
A exposição das pessoas a radiação, o que levou a grande número de morte e doenças.
O magma em grande temperatura que poderia abrir uma fissura na câmara e em contato com água e causar novas explosões ainda mais desastrosas.
2. Impactos ambientais
Segundo a Resolução n.º 001/86 do CONAMA, impacto ambiental é: “...qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam: a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; a qualidade dos recursos ambientais. Ou seja tudo o que vier a modificar o meio, seja benéfico ou maléfico, estabelecendo então uma relação de efeito.
Contaminação do ar, a grande quantidade de partículas radioativas