Chernobyl
Fernanda Amorim
Chernobyl: O Desastre Nuclear
IBATIBA – E.S
2015
Fernanda Amorim
Resumo do Documentário:
Chernobyl: O Desastre Nuclear
(Verdade Revelada)
IBATIBA – E.S
2015
Introdução
Reações Nucleares são aquelas interações que ocorrem entre partículas nucleares e núcleos atômicos sem que varie o número total de prótons e nêutrons.
A energia nuclear é aquela que se libera em consequência de uma reação nuclear. As mais importantes, do ponto de vista da produção de energia, são a fissão e a fusão nuclear.
Neste trabalho, trataremos do acidente nuclear ocorrido em Chernobyl: suas causas, os procedimentos adotados e suas consequências
.
Chernobyl: O Desastre Nuclear
No ano de 1986 em uma sexta feira do mês de abril em um dia de primavera para os habitantes de uma cidade localizada na Ucrânia. À 3km da cidade fica localizado a usina Nuclear que emprega milhares de pessoas. Nesta noite os 176 funcionários do reator número 4 tem ordem de realizar um teste no sistema de alimentação automática de combustível do reator, que tem como objetivo economizar energia. A intenção inicial era observar o comportamento do reator nuclear quando utilizado com baixos níveis de energia. Para que o teste fosse possível, os responsáveis pela unidade teriam que quebrar o cumprimento de uma série de regras de segurança que eram indispensáveis.
Entre muitos erros, os funcionários da usina interromperam a circulação do sistema hidráulico que controlava a temperatura do reator. Mesmo funcionando com uma capacidade inferior, o reator entrou em um processo de superaquecimento incapaz de ser reversível. Para citar um exemplo desse descuido, temos o fato de que, visto que estavam realizando testes na parte elétrica, o reator estava funcionando em potência baixa. Então, ele não pode permanecer assim por muito tempo. Ainda assim, a operação continuou dessa forma. Inclusive