O desafio de Crer
Mateus 14. 22-33
Introdução
Desafio, quem nunca enfrentou um? Há o desafio de ganhar o pão nosso de cada dia, o desafio de concluir os estudos, desafio de manter um bom casamento, bem como o desafio de criar os filhos, e muitos outros que se apresentam. Somos constantemente desafiados no nosso dia-a-dia.
Crer também é um desafio! Todos os dias quando saímos de casa, somos desafiados a crer que retornaremos intactos. Cremos que após um mês de trabalho, receberemos o nosso salário. Que depois de tomar um medicamento, nos sentiremos melhor. Cremos que o nosso time de coração, ganhará o campeonato. Cremos até nos políticos com seus discursos bem elaborados. Crer faz parte do nosso dia-a-dia, conscientes disso ou não. A atitude de crer é profunda no ser humano.
Mas crer em Deus, nem sempre é algo tão fácil! Algumas pessoas simplesmente não conseguem ter fé. Outras a depositam na pessoa errada. E essas duas situações são igualmente problemáticas.
O ser humano é naturalmente religioso e isso quer dizer que como todo religioso, ele está buscando algo superior a si mesmo. Porém ter uma religião não é garantia de uma vida de qualidade e muito menos de salvação. Isso se dá porque a religião é uma criação humana baseada em teorias, dogmas (..?..), filosofias e sistemas. E por mais que seja cheia de boas intenções, ela não é divina e nenhum pouco precisa.
Há ainda alguns motivos que contribuem pra que as pessoas tenham uma certa resistência em crer, tais como: 1) FATORES NEGATIVOS na fase de formação familiar ou educacional; 2) CRISE EXISTENCIAL; 3) algum tipo de DESILUSÃO; 4) PROBLEMAS AFETIVOS; 5) FALTA DE CONFIANÇA; 6) Ignorância pela FALTA DE CONHECIMENTO ou simples 7) PRECONCEITO. Crer acontece por uma questão de CONFIANÇA e de DECISÃO. Nasce quando uma pessoa se permite confiar e crer.
Por isso, o desafio de crer envolve exercer sua fé de forma correta e na pessoa certa.
Jesus era uma pessoa que sabia muito bem disso e o tempo todo que