unidade 8 economia
0,2 em 0,2 pontos
Folha de São Paulo - Brasil poderá retaliar EUA em US$ 295 mi por subsídio a algodão, diz a Organização Mundial do Comercio (OMC). A OMC estipulou em US$ 295 milhões o valor das retaliações que o Brasil pode aplicar contra os Estados Unidos devido aos subsídios pagos pelo governo americano ao setor de algodão. A decisão da organização foi divulgada nesta segunda-feira.
Mais detalhes em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u617253.shtml O exemplo acima é um instrumento de proteção utilizado pelo EUA, que foi considerado prejudicial para o comercio internacional pela OMC, permitindo que o Brasil aplicasse retaliações comerciais. Estes são instrumentos de proteção que são formados por um conjunto de políticas, medidas e procedimentos que os governos adotam com a finalidade de criar obstáculos às transações econômicas com o exterior. (MOCHÓN, 200, p.381).Existem vários argumentos que justificam a adoção de políticas protecionistas, que restrinjam a entrada de determinados produtos no país. As afirmações a seguir pontuam alguns destes argumentos:I. Argumento do combate aos déficits comerciais resultantes de importações superiores às exportações.
II. Argumento da indústria nascente (setores emergentes), segundo o qual uma indústria nova não pode estar em condições de sobreviver à competição externa.
III. Argumento da proteção ao emprego, o sentido que deve promover a substituição de importações por bens fabricados no próprio país, estimulando dessa forma a criação de novas indústrias e a geração de empregos.
IV.Argumento da segurança nacional, segundo o qual as indústrias consideradas estratégicas do ponto de vista da segurança nacional devem ser protegidas.Estão corretos os argumentos:
Resposta Selecionada:
Corretac.
Os argumentos I, II, III e IV estão corretos.
Resposta Correta:
Corretac.
Os argumentos I, II, III e IV estão corretos.
Feedback da resposta:
Todas as alternativas estão corretas, por apresentarem