O código da inteligência
Este livro apresenta uma inovadora teoria do funcionamento da mente - a Inteligência Multifocal ou Psicologia Multifocal.
O autor sugere um processo de mudança pessoal baseado na capacidade de pensar, com vista a uma personalidade mais autónoma e inteligente.
Para expandir o nosso intelecto é necessário decifrar os códigos da inteligência. Estes códigos são chaves que nos permitem "desenvolver o nosso imaginário, a nossa capacidade de superação das intempéries, e as nossas potencialidades intelectuais".
O funcionamento da mente:
A memória é seletiva, abrindo-se e fechando-se conforme a emoção que sentimos em determinado momento ou situação.
Apesar de ser seletiva tem sido usada de uma forma excessiva atualmente, nos tempos modernos, gerando aquilo que Cury chama de Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA).
O Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) é portanto o excesso de atividade ao nível dos pensamentos, uma pessoa hiper-pensante. O stress intenso pode bloquear ainda mais a memória, que por natureza já é seletiva, bloqueando assim a capacidade de pensar criativa.
O que é a Inteligência?
Para a Psicologia Multifocal a definição de inteligência é abrangente, multidinâmica e multifatorial.
As 3 grandes áreas do conceito global da inteligência são: 1. Primeira - é inconsciente, a mais profunda das três, e refere-se a fenómenos de organização da memória e à construção de pensamentos e emoções. Nesta área se constrói a plataforma que forma o eu (através do registo destes fenómenos pelo RAM)
2. Segunda - também é inconsciente, relacionada com as variáveis que influenciam os fenómenos que ocorrem na primeira área como sendo:
- como estou
- quem sou
- onde estou
- quem sou geneticamente
- como atuo como gestor da psique
3. Terceira - é consciente, tem a ver com os resultados das áreas anteriores. Aqui se encontram os comportamentos perceptíveis, possíveis de serem medidos (usados inclusive