Resenha sobre administraçao cientifica
Resumo dos capítulos 3, 4, 5 e 11 do Livro Introdução à Teoria Geral da Administração
Aluno: Adriana Aparecida dos Santos Silva
Professor: Ricardo Ferreira
2012-09
CAPÍTULO 3 – ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA – ARRUMANDO O CHÃO DA FÁBRICA
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA(TAYLOR)
A abordagem básica da Escola da AdministraçãoCientífica se baseia na ênfase colocada nas tarefas.O nome Administração Científica é devido à tentativade aplicação dos métodos da ciência aos problemasda Administração a fim de aumentar a eficiênciaindustrial. Os principais métodos científicos aplicáveisaos problemas da Administração são a observação e a mensuração.
Primeiro Período de Taylor
Taylor iniciou suas experiências e estudos pelo trabalho do operário. Começou por baixo, junto com os operários no nível de execução, efetuando um paciente trabalho de análise das tarefas de cada operário, decompondo os seus movimentos e processos de trabalho, aperfeiçoando-os e racionalizando-os gradativamente. Verificou que o operário médio produzia muito menos com o equipamento disponível do que era potencialmente capaz.
Segundo Período de Taylor
Correspondente à época quando concluiu que a racionalização do trabalho operário deveria ser logicamente acompanhada de uma estruturação geral da empresa e que tornasse coerente a aplicação de seus princípios. Taylor assegurava que as indústrias de sua época padeciam de males que poderiam ser agrupados em três fatores:
- Vadiagem Sistemática por parte dos operários;
- Desconhecimento, pela gerência, das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização;
- Falta de uniformidade das técnicas ou métodos de trabalho.
ADMINISTRAÇÃO COMO CIÊNCIA
Para Taylor, a organização e a Administração devem ser estudadas e tratadas cientificamente e não empiricamente. A improvisação deve ceder lugar ao planejamento, e o empirismo à ciência. Os elementos de aplicação