O custo do dinheiro ao longo do tempo
Módulo: 2 Atividade: Elaborar um texto
Título: O custo do dinheiro ao longo do tempo
Aluno:
Disciplina: Matemática Financeira Turma:
Introdução
O valor do dinheiro no tempo depende dos juros que determinam o seu valor a curto, médio e longo prazo; pois os juros remuneram o capital contra os custos provenientes do tempo.
Neste trabalho iremos ver estas variações ao longo do tempo e visualizar as melhores opções de tomada de decisões existentes e mais utilizadas nas empresas.
Justificativa
Os juros mudam e dependem de cada época incluindo seus acontecimentos e tendências futuras, determinando o real valor do dinheiro e seu poder de compra; investimento e rentabilidade.
Através das diferentes formas de capitalização incorporamos os juros junto ao capital e decidimos a melhor aplicação ou captação de recursos necessários.
Desenvolvimento
A capitalização simples é o sistema no qual os juros incidem apenas sobre o valor principal ou inicial, sendo diretamente proporcional a seu valor e ao tempo de aplicação; tal regime no entanto não é amplamente utilizado na prática nas operações comerciais, apenas em casos específicos como operações de curtíssimo prazo e processos de desconto simples de duplicatas.
JRS = VP x i x n
VF = VP + VP x i x n
A taxa de rentabilidade é calculada sobre o VP para encontrar o VF, já a taxa de desconto é o inverso.
VF = VP (1 + i x n) – rentabilidade
VP = VF (1 – i x n) - desconto
A capitalização composta é o sistema no qual os juros de cada período são somados ao capital inicial para o cálculo de novos juros nos períodos seguintes; os juros são capitalizados passando a se comportar como o principal da dívida.De acordo com essa lógica, o rendimento será maior do que em um regime de juros simples.
VF = VP (1 + i)n
Grande parte das operações financeiras são calculadas dessa forma e o regime de juros compostos também é conhecido como sistema de juros sobre juros.
Há muitos