Proteção do portador de hiv
Ainda tem de se confundir e tratados como sinônimos, no cotidiano popular, as expressões “portador do vírus HIV” (vírus da imunodeficiência humana) e “doente de AIDS” (síndrome da imunodeficiência adquirida). Não são, todavia, expressões iguais "equivalentes", apesar de que possa existir uma relação de causa e consequência, pela qual o portador do vírus venha, também, a desenvolver a síndrome conhecida como AIDS.
O vírus conhecido como HIV age sobre o sistema imunológico do seu portador, atacando-o sem nenhuma piedade e provocando a destruição dos mecanismos naturais de defesa, deixando o portador a ser contaminado por quaisquer espécies de doenças, dada a sua baixa (ou nenhuma) imunidade.
Diferentemente da AIDS ou SIDA (síndrome de imunodeficiência adquirida), onde o sistema imunológico de seu portador não consegue proteger seu corpo, facilitando desenvolver inúmeras doenças. sendo causado pelo vírus HIV.
A destruição do sistema imunológico, causada pelo vírus, é a responsável pelo surgimento de diversas outras doenças, consideradas oportunistas, tais como tuberculose, pneumonia, etc e que levam seus portadores à morte.
O vírus HIV, não é causa da morte do seu portador, mas o agente que irá provocar a deterioração das defesas naturais do organismo e permitindo sua invasão por outras doenças que poderão levar o indivíduo a óbito. Este diminuição de súbita do sistema imunológico organizado pelo vírus HIV é a síndrome conhecida como AIDS.
Proteção do portador de HIV
Além de possuírem o soro positivo essas pessoas sofrem preconceito e discriminação em toda sociedade além de muitos que são responsáveis pelo sustento das suas respectivas famílias.
No Brasil dos 600 mil Brasileiros que tem o soro positivo,200 mil não sabem que não possuem a doença e pouco mais de 50 mil são responsável pelo sustento da sua respectiva casa apesar da legislação brasileira ser omissa ainda no caso HIV(Vírus da Imunodeficiência Adquirida), com isso não há de