Normas coibidentes da discriminação do trabalhador portador do vírus hiv
11112 palavras
45 páginas
0FACULDADES INTEGRADAS DE JACAREPAGUÁ
NORMAS COIBIDENTES DA DISCRIMINAÇÃO DO TRABALHADOR PORTADOR DO VÍRUS HIV
Belo Horizonte 2011
1
NORMAS COIBIDENTES DA DISCRIMINAÇÃO DO TRABALHADOR PORTADOR DO VÍRUS HIV
Monografia apresentada em cumprimento às exigências do curso de pós-graduação em Direito do Trabalho das Faculdades Integradas de Jacarepaguá.
Orientador: Juvenal Bacellar Neto
Belo Horizonte 2011 RESUMO
2
Discriminar significa segregar, separar, apartar, ocasionando, desta forma, uma situação de exclusão. O portador do vírus HIV sofre discriminação pelos indivíduos que com ele convivem, pela família, pelo grupo, pela sociedade e pela empresa onde trabalha. Inexiste, no entanto, no ordenamento jurídico brasileiro, norma ou lei expressa que coíba a discriminação do trabalhador portador desse vírus. O presente trabalho procura mostrar que os intérpretes da lei não se amparam apenas na literalidade do texto legal, e, na falta de norma, valem-se dos princípios gerais do direito, da analogia, da equidade e dos costumes para assegurar a permanência do portador do HIV no emprego ou, quando demitido, garantir o seu regresso ao trabalho. A metodologia utilizada para a produção deste trabalho foi desenvolvida a partir do estudo de bibliografia especializada, relacionada à legislação constitucional e leis infraconstitucionais, jurisprudência, doutrina e estudos já publicados e considerados relevantes para o entendimento do tema em questão.
Palavras chave: AIDS. Vírus HIV. Discriminação.
SUMÁRIO
3
1 INTRODUÇÃO................................................................................................................... 04 1.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS...........................................................................................04 1.2 BREVE EXPLANAÇÃO SOBRE A AIDS.......................................................................08 2