O Curriculo na Educa o de Jovens
FREIREANA E INTERCULTURAL DE EDUCAÇÃO
Valdo Barcelos - UFSM
Ag. Financiadora: CNPq-CAPES.
Resumo: As pesquisas na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) passam por um momento de debates, produção bibliográfica, avaliação e reavaliação de políticas públicas, bem como das diretrizes curriculares e práticas pedagógicas. Este trabalho resulta de um conjunto de pesquisas junto a professores(as) em atuação na EJA nos últimos 12 anos. A ênfase foi dada para as narrativas destes professores(as) no sentido de promover uma aproximação com suas trajetórias pessoais e profissionais para, a partir destas, buscar reflexões sobre suas práticas pedagógicas de atuação docente. Das reflexões feitas ao longo deste período de estudos e de pesquisas algumas considerações merecem ser feitas: (1) que grande parte das dificuldades e impasses curriculares enfrentadas na EJA não decorrem da especificidade desta modalidade e sim de deficiências em nossa formação em geral de professores(as); (2) que a EJA está em um momento de exigência de profundas alterações em suas proposições e objetivos pedagógicos e curriculares; (3) quando se analisa as orientações curriculares as práticas pedagógicas para a EJA percebe-se que elas são, via de regra, cópias de modelos que já se mostraram em exaustão nas demais modalidades e nos diferentes níveis do ensino escolar regular.
Palavras-Chave: Educação de Jovens e Adultos – Educação Intercultural – Paulo Freire.
Introdução
No Brasil, como em qualquer outra nação, o sistema educacional é influenciado pelas mudanças que ocorrem não só em seus limites territoriais como também para além destes.
Levando-se em conta que as sociedades estão em permanente processo de transformação, não se pode negar que em alguns momentos estas adquirem uma conotação mais intensa, mais radical ou até mesmo dramática. Considero a época atual um destes momentos. Senão vejamos: em nenhum outro momento tivemos