Projeto de Combate ao Uso de Drogas em escolas públicas
ESCOLA MUNICIPAL MADALENA ELLER DE FARIA
Praça Padre Júlio Maria, 345 – Centro – Alto Jequitibá/MG
CURSISTAS:
Adenilze Mendonça da Silva
Ana Lúcia de Souza Inácio
Marineida Amorim Toledo
Rejevane Buzim de Oliveira
Silimar Valério da Silva Martins
TUTOR:
Evanilson Araújo dos Santos
Introdução
A escola desempenha um papel fundamental na formação dos indivíduos, que vai além de sua função de instrução, visto que ela atua também na construção das relações sociais proporcionada pela interação destes dentro do ambiente escolar. Assim, nota-se que a formação do sujeito autônomo, capaz de construir-se a si mesmo, deve ser estabelecida com base em situações reais que o indivíduo convive diariamente (ambientais, sociais, político, de saúde, dentre outros) e que envolva a comunidade.
Todavia, atualmente existe uma problemática que está perpassando todos os ambientes sociais e que vem refletindo no contexto escolar: as drogas, que entre muitos interferem no processo de ensino-aprendizagem.
O uso de drogas se configura como uma problemática atual que vem crescendo a cada dia, e o que se percebe muitas vezes é o despreparo das pessoas para enfrentar essa situação.
Uma abordagem dessa problemática no contexto escolar se faz necessário, pois possibilitam identificar práticas preventivas que sejam bem sucedidas e sua possível divulgação, bem como possíveis sugestões dentro da área preventiva (MURER; OLIVEIRA; MENDES, 2009).
Neste sentido, vimos a necessidade de adotarmos uma postura de enfrentamento desta problemática em nossa comunidade escolar, a Escola Municipal Madalena Eller de Faria em Alto Jequitibá. Foi assim, que surgiu a idéia de elaborarmos o projeto “Prevenir é melhor do que remediar: todos unidos na luta por uma sociedade melhor”
A escola atende em média de 110 alunos da Educação infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Boa parte dos