o cortiço
Os esteróides anabolizantes androgênicos, geralmente conhecidos apenas pelo nome anabolizante, são substâncias sintéticas relacionadas ao hormônio masculino testosterona. “Anabolizantes” referem-se aos efeitos na construção de massa muscular e “androgênicos” aos efeitos de aumento das características masculinas. “Esteróides” referem-se a uma classe de drogas, as quais podem ser legalmente prescrevidas para tratar algumas condições médicas.
Abuso no uso de anabolizantes
Algumas pessoas fazem uso dos esteróides anabolizantes para melhorar o desempenho atlético e ou aparência física. Os usuários de esteróides anabolizantes os tomam oralmente ou por injeção, geralmente em ciclos de semanas ou meses interrompidos por pequenos períodos.
Efeitos dos anabolizantes no cérebro
Os efeitos agudos dos esteróides anabolizantes no cérebro são bem diferentes dos decorrente de abuso de outras drogas. A principal diferença é que os esteróides anabolizantes não produzem euforia, significando que não engatilham a elevação rápida do neurotransmissor dopamina. Porém, o uso em longo prazo de esteróides anabolizantes pode ter impacto em substância químicas do cérebro, afetando o humor e comportamento.
Efeitos dos anabolizantes na saúde mental
Relatos sugerem que esteróides anabolizantes podem contribuir para problemas psiquiátricos. Pesquisas mostram que o abuso no uso de anabolizantes pode levar a agressão e outros efeitos adversos. Alguns usuários de anabolizantes dizem se sentir bem ao utiliza-los, porém alterações extremas de humor podem ocorrer, incluindo sintomas de mania que poderiam ocasionar violência. Pesquisadores também observaram que muitos usuários de esteróides anabolizantes sofrem de ciúme patológico, irritabilidade extrema, delírios, e julgamento prejudicado pela sensação de invencibilidade.
Efeito potencial de dependência dos anabolizantes
Estudos em animais indicaram