O cortiço
Temática: Os povos primitivos
Na aula anterior mencionamos que os arqueólogos e historiadores estão em busca da origem do homem americano.
Vimos que em Minas Gerais foram encontrados fósseis de uma mulher que teria cerca de 11,5 mil anos, conhecida como Luzia. Agora vamos aprofundar nossa conversa sobre os primeiros povos existentes em nosso continente. Bons estudos!
No Equador e no México registram-se os mais antigos vestígios de cultura humana, datando, respectivamente, de 6600
a.C. e 5000 a.C. Existiam milhares de aldeias espalhadas por toda a América Latina, no período de 2000 a.C. Os povos que aí viviam, plantavam para comer, confeccionavam tecidos para as roupas que vestiam, construíam casas e produziam toda a sorte de utensílios: móveis, ferramentas, vasilhas e armas.
Entre os alimentos produzidos, destaca-se o plantio de vários tipos de batatas. Eles possuíam até mesmo uma maneira de conservá-las. As batatas eram deixadas ao relento, no frio da noite, e depois exposta ao sol. As pessoas caminhavam sobre as batatas, para espremer a água. As batatas desidratadas podiam ser guardadas por um bom tempo, cerca de seis anos. Para comê-las era só colocá-las de molho na água.
As tribos sedentárias construíam aldeias, domesticavam e criavam animais como a alpaca, o lhama e o preá; plantavam mandioca, milho e outras raízes, a partir dos quais produziam a farinha.
Outros grupos nômades se deslocavam pelo continente, alimentando-se de animais, peixes e frutas. Viviam em determinada região até esgotaremse os recursos, então, mudavam-se.
Os indícios de uma civilização
No Peru e Bolívia (Andes centrais), no México e no norte da América Central surgiram as primeiras civilizações.
Nos anos de 2000 e 1400 a.C., caçadores e pescadores começaram a morar em aldeias, a arar a terra e explorar os rios e o mar. Como a terra era fértil e os habitantes desenvolveram certas técnicas, as comunidades cresceram rapidamente.
UNIMES VIRTUAL
16