DESIGUALDADE DE CLASSES.
- DESIGUALDADE DE CLASSES.
- CAPITALISMO.
Artigo cientifico apresentado à disciplina De sociologia, ministrada pelo professor Sérgio tele, para obtenção parcial de nota.
São Paulo
2013
Introdução
No mundo em que vivemos percebemos que os indivíduos são diferentes, estas diferenças se baseiam nos seguintes aspectos: coisas materiais, raça, sexo, cultura e outros.
Por isso vemos que em cada sociedade existem essas desigualdades, elas assumem feições distintas porque são constituídas de um conjunto de elementos econômicos, políticos e culturais próprios de cada sociedade.
Vejamos a seguir mais sobre o assunto
Desenvolvimento
O surgimento dessa concepção de pobreza foi um dos aspectos básicos da nova maneira de ver o mundo que se desenvolveu no século XVIII, uma vez que a partir dessa visão se justificava também a riqueza. Os defensores da ordem social capitalista procuravam formas de apresentar as desigualdades sociais não como decorrentes do conjunto de atividades e condições materiais vigentes, mas como decisão própria daqueles que não aceitavam se submeter às condições do próprio trabalho.
As desigualdades sociais são enormes, e os custos que a maioria da população tem de pagar são muito altos. Com isso a concentração da renda tornou-se extremamente perceptível, bastando apenas conversar com as pessoas nas ruas para nota-la.
Do ponto de vista político esse processo só favoreceu alguns setores, e não levou em conta os reais problemas da população brasileira: moradia, educação, saúde, etc. A pobreza do povo brasileiro aumentou assustadoramente, e a população pobre tornou-se mais miserável ainda.
Desigualdade de Classes
"A desigualdade de classe é uma desigualdade que tem as suas raízes na estrutura e no desenvolvimento normal da vida econômica, e que é mantida e acentuada pelas principais instituições sociais e jurídicas da época".
"O