O corpo a rela o do que interno em cada um com o universo coletivo
A arte é uma articulação do corpo com o mundo, uma expressão dos corpos. Não necessariamente tendo um compromisso funcional, a arte pode refletir a expressão mais genuína do que o corpo abriga internamente, do subjetivo, o tornando externo e coletivo. Se ainda podemos falar em uma história da arte, pode-se dizer que ao longo do tempo, de maneiras diferentes, a arte sempre foi uma valorização do corpo. Isto é claro nas artes corporais, como a dança e na representação por exemplo, mas também em todas as artes. Desde o corpo representado na arte até o corpo realizador da técnica, dos detalhes minuciosos do realismo, o corpo no processo de produção da arte em Pollock, o corpo que integra a obra de Oiticica e o corpo nas performances artísticas, dentre outros fazeres e representações do corpo nas artes.
Ambientes externos, contextos culturais e históricos, experiências pessoais e tudo o que é adquirido influenciam e são influenciados pelas construções interiores ao corpo, e colaboram para as suas expressões e comportamentos do corpo na arte. Representando comportamentos inesperados dos corpos, a arte pode ser uma expressão libertária do corpo sobre os comportamentos esperados pela sociedade, sendo veículo de vanguardas e de mudanças sociais.
Arquiteta interessada na arquitetura como espaço de fruição do corpo e nas apropriações possíveis do espaço, sobretudo dos espaços públicos. Estudo arte na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro e tenho buscado me aprofundar na área de cenografia.