Psicologia
CONCEPÇÕES De Piaget, Vygotsky e Wallon
Camila Priscila - 128063 César Augusto - 194300 Gisele Barcelos - 284904 Iara Karine - 234448 Renata Moreira - 193287
Professora tutora à distância: Ma. Karem A. G. Rojas Professora tutora presencial: Msc. Letícia C.S.P. Oliveira
Campo Grande/MS 2011 Introdução
Jean Piaget foi um biólogo suíço que estudou o desenvolvimento das habilidades do pensamento e do tratamento da razão no celebro humano. Sua maior contribuição foi uma visão dinâmica da apropriação de conhecimentos pelo sujeito. Esse dinamismo é centrado em dois aspectos diferentes, os estádios do desenvolvimento cognitivo e o processo de funcionamento cognitivo.
Você já ouviu falar da teórica histórico – social, ou como é conhecida no Brasil, a escola de Vygotsky, ou sociointeracionismo? O sociointeracionismo recupera a importância do fator social na apropriação e construção do conhecimento dos indivíduos. Para os sociointeracionistas, a apropriação do conhecimento é muito mais do que simplesmente assimilar, absorver ou aprender. Por essa razão, não se pode dizer que essa abordagem entenda o sujeito passivamente determinado pelo ambiente. Ao contrario, defende o papel ativo desse sujeito, em uma relação dinâmica, de forma que sua ação sobre o meio modifica-o.
Wallon considera que o sujeito se constitui nas suas interações com o meio. O primeiro conceito que se deve ter bem claro quando estuda a teoria de Wallon é que ele define o ser humano como geneticamente social, isto é, não dissocia o biológico do social, pois os crê estreitamente complementares, desde o nascimento.
CONCEPÇÕES | | CRIANÇA | DESENVOLVIMENTO | APRENDIZAGEM |